Existem muitas dúvidas e
questionamentos sobre o que se faz efetivamente em uma Sala de Recursos... A Sala de Recursos é um espaço diferenciado,
onde os alunos integrados são atendidos no contra turno, geralmente duas vezes
por semana, tendo cada atendimento duas horas de duração e a possibilidade de
ser individual ou em pequenos grupos. Em
escolas com um grande número de alunos integrados, raramente ocorrem
atendimentos individualizados. Em nossa
escola temos, no momento, apenas cinco alunos integrados, o que possibilita um
atendimento bem exclusivo, focado no aluno em questão.
Acho importante esclarecer aqui
as atribuições da Sala de Recursos, pois muitas vezes os professores com alunos
integrados desconhecem essas atribuições.
Com base em documentação distribuída pelo Instituto Municipal Helena
Antipoff, que é o responsável pela Educação Especial em nosso Município, temos
como atribuições do AEE (Atendimento Educacional Especializado):
Ø Identificar,
elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de
acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos
alunos, de forma a construir um plano de atuação que elimine barreiras para
inserção desse aluno.
Ø Reconhecer
as necessidades e habilidades do aluno, traçando um plano de atendimento
especial para cada aluno.
Ø Produzir
materiais tais como textos transcritos, materiais didático pedagógicos
adequados, textos ampliados, gravados em áudio, como também indicar a
utilização de softwares e outros recursos tecnológicos disponíveis.
Ø Acompanhar
a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros
ambientes da escola.
Ø Orientar
as famílias, professores das turmas regulares e colegas de turma do aluno
acerca do uso de recursos, caso o aluno necessite.
Os professores de Sala de
Recursos não são “explicadores”. São
professores que estão à disposição dos colegas no esclarecimento de dúvidas no
trabalho com o aluno integrado, são professores que trabalharão individualmente
o aluno em suas habilidades e necessidades, sem utilizar necessariamente o
material utilizado em sala de aula regular, são professores capacitados a
realizar adaptações pertinentes a cada aluno em sua especificidade.
Para que o trabalho da Sala de
Recursos caminhe, é fundamental o relacionamento de troca entre os professores
com alunos integrados e o professor da referida Sala. Essa troca é a principal engrenagem para o
desenvolvimento efetivo do aluno integrado.
Por isso não deixem de procurar o professor da Sala de Recursos do seu
aluno integrado sempre, seja para sanar alguma dúvida, seja para trocar... Afinal, é o professor regente da turma
regular que passará muito mais tempo ao lado desse aluno integrado! Juntos caminharemos rumo ao sucesso de nossos
alunos mais que especiais!
Professora Rosalynn dos
Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário