terça-feira, 20 de março de 2012

O Trabalho da Sala de Recursos Multifuncionais na E.M. Isaias Alves


Existem muitas dúvidas e questionamentos sobre o que se faz efetivamente em uma Sala de Recursos...  A Sala de Recursos é um espaço diferenciado, onde os alunos integrados são atendidos no contra turno, geralmente duas vezes por semana, tendo cada atendimento duas horas de duração e a possibilidade de ser individual ou em pequenos grupos.  Em escolas com um grande número de alunos integrados, raramente ocorrem atendimentos individualizados.  Em nossa escola temos, no momento, apenas cinco alunos integrados, o que possibilita um atendimento bem exclusivo, focado no aluno em questão. 
Acho importante esclarecer aqui as atribuições da Sala de Recursos, pois muitas vezes os professores com alunos integrados desconhecem essas atribuições.  Com base em documentação distribuída pelo Instituto Municipal Helena Antipoff, que é o responsável pela Educação Especial em nosso Município, temos como atribuições do AEE (Atendimento Educacional Especializado):

Ø  Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos, de forma a construir um plano de atuação que elimine barreiras para inserção desse aluno.

Ø  Reconhecer as necessidades e habilidades do aluno, traçando um plano de atendimento especial para cada aluno.

Ø  Produzir materiais tais como textos transcritos, materiais didático pedagógicos adequados, textos ampliados, gravados em áudio, como também indicar a utilização de softwares e outros recursos tecnológicos disponíveis.

Ø  Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

Ø  Orientar as famílias, professores das turmas regulares e colegas de turma do aluno acerca do uso de recursos, caso o aluno necessite.

Os professores de Sala de Recursos não são “explicadores”.  São professores que estão à disposição dos colegas no esclarecimento de dúvidas no trabalho com o aluno integrado, são professores que trabalharão individualmente o aluno em suas habilidades e necessidades, sem utilizar necessariamente o material utilizado em sala de aula regular, são professores capacitados a realizar adaptações pertinentes a cada aluno em sua especificidade.

Para que o trabalho da Sala de Recursos caminhe, é fundamental o relacionamento de troca entre os professores com alunos integrados e o professor da referida Sala.  Essa troca é a principal engrenagem para o desenvolvimento efetivo do aluno integrado.  Por isso não deixem de procurar o professor da Sala de Recursos do seu aluno integrado sempre, seja para sanar alguma dúvida, seja para trocar...  Afinal, é o professor regente da turma regular que passará muito mais tempo ao lado desse aluno integrado!  Juntos caminharemos rumo ao sucesso de nossos alunos mais que especiais!

Professora Rosalynn dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário