terça-feira, 8 de maio de 2012

Centro de Estudos Integral - um momento de estudo e reflexão para os professores


No ultimo centro de estudos tivemos em nossa escola a visita do professor e escritor CRAIG SEGANTI.
Craig escreveu o livro "Disciplina na Sala de Aula" e já o publicou em vários países.

A visita foi mediada pelo nosso professor de Lingua estrangeira Giovanni Monteiro e por isso toda a escola Isaias Alves agradece sua colaboração para o crescimento da educação brasileira.
Vamos reproduzir aqui trechos (autorizados pelo autor)  do livro escrito pelo Craig Seganti:

"(...) A cada ano eu me deparo com novos professores, os quais adotaram os jargões e imagens do politicamente correto, sendo negativamente afetados pela realidade. Sinto-me muito mal com a situação enfrentada por esses novos professores, que transparecem certo desconforto por não saberem como controlar a desordem reinante em suas salas de aulas; eles sempre acham que a eles cabe a maior parcela de culpa por não terem “se conectado” aos alunos, tentando em vão utilizar-se de um elástico e um clipe para afastar um feroz rinoceronte, enquanto os mentores assistem  a tudo através dos seus binóculos, a uma distância segura. Deixe-me tentar adivinhar: você foi orientado a ter uma reunião com os pais."

"(...) Minhas técnicas resultam de anos de tentativa e erro na solução de problemas em milhares de situações em salas-de-aulas e cenários disciplinares, que muito se assemelha ao que faz um cientista quando aplica um método científico até que consiga encontrar uma solução. Permita-me orientá-lo a fim de evitar que cometa os mesmos erros que eu cometi e possa se beneficiar com os êxitos que obtive"


"Capítulo 1: Filosofia – Um novo paradigma

Se você examinar outras publicações a respeito de disciplina na sala-de-aula irá observar que o paradigma da maior parte dos nossos sistemas escolares de disciplinar os alunos faz parte do processo educacional—que isto é parte do trabalho.

Assim sendo você tem acesso a algumas técnicas aqui e ali para que possa enfrentar os problemas à medida que surgem, algumas sugestões sobre como lidar com alunos problemáticos, etc. A implicação é que se os alunos tiverem problemas em casa ou se forem socialmente inadaptados, de alguma forma o professor será responsável por descobrir maneiras de corrigir isto em um local de instrução.

Há muito eu rejeitei esse paradigma em prol da idéia de que um aluno não enfrenta qualquer dificuldade em estar em uma sala-de-aula sem uma atitude de máximo respeito, disposição para estar focado e que estejam em atividade todo o tempo, sem desviar-se ou denegrir o processo de aprendizado.

Sem que a turma apresente um bom comportamento será impossível para qualquer professor ensinar de maneira apropriada, ou até mesmo que consiga lecionar de algum modo.

Consequentemente a prioridade um de qualquer sistema educacional, escola, administração ou professor deve ser lidar com uma turma bem comportada e focada nos seus objetivos.  Enquanto professores temos pouco controle sobre os três primeiros elementos; no entanto temos a opção de fazer da nossa escolha o principal foco na sala-de-aula.

Assim sendo o meu paradigma para disciplina da turma, paradoxalmente, é que a disciplina não deve ser parte daquilo que você tem que fazer – e que tudo esteja ajustado de tal forma em sua sala-de-aula que tenha total liberdade para dedicar todo seu tempo a lecionar.   "

Estrutura do livro após pubicação no Brasil


ÍNDICE

Capítulo 1: Filosofia: Um novo paradigma

Capítulo 2: Dez atitudes essenciais do professor

Capítulo 3: Primeiro dia: Bloqueando os problemas antes que entrem na sala-de-aula

Capítulo 4: Responsabilidade: as regras

Capítulo 5: Responsabilidade Parte 2: as regras explicadas

Capítulo 6: Balanceamento: Consequências e fazendo as regras funcionar

Capítulo 7: O papel da administração no plano disciplinar de sua turma

Capítulo 8: O papel dos pais no plano disciplinar de sua turma

Capítulo 9: Otimização de sua turma para o bom comportamento

Capítulo 10: Algumas pequenas coisas para assumir controle de qualquer conclusão na turma

Apêndice 1: Algumas outras diretrizes para os professores

Apêndice 2: Alternativas à detenção de 15 minutos

Apêndice 3: “Que regra é demasiadamente rígida, Majestade?”
No Site http://www.classroomdiscipline101.com/  CRAIG SEGANTI informa aos professores após cadastro gratuito os 5 erros maiores erros dos professores em sala de aula. Não deixe de conferir! 

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